Com a colagem O Que Faz Os Lares De Hoje Tão Diferentes E Atraentes?, de 1956, Richard Hamilton catalisou a inquietação que pairava sobre o mundo das artes de então, lançando as bases para a Pop Art. Apontando o imaginário da sociedade de consumo como fonte de inspiração para a criação, Hamilton definiu que as obras artísticas deviam ser “populares, transitórias, esquecíveis, produzidas em massa, jovens, em escala empresarial, de baixo custo, humorísticas, sexy, ardilosas e glamurosas”. Com isso, deu fundamentação intelectual à forma de expressão que mudou a arte da segunda metade do século XX. A Pop Art, que se alimenta das imagens massificadas dos meios de comunicação, se encontra com a mais genuína expressão da cultura popular brasileira neste espetáculo. Quem propõe o inusitado cruzamento são os bailarinos Ângelo Madureira, que atuou no Balé Popular do Recife como diretor e coreógrafo, e Ana Catarina Vieira, de formação clássica, que atuou no elenco da Cia. Cisne Negro. No espetáculo, o duo estabelece um paralelo entre as obras de Hamilton e a busca por outras formas para a dança popular. Na criação do espetáculo foi utilizado a colagem como base para criação. Na trilha sonora com o depoimento do Mestre Nascimento do Passo que foi colado da orelha do livro da Goretti Rocha, sua tese de Doutorado de 1988. O figurino também cola o tradicional no contemporâneo assim como a luz e a coreografia. Os bailarinos são banhados por diferentes desenhos de iluminação, que reproduzem e recriam os diferentes ambientes impressos pelo artista inglês em suas pinturas. Outras Formas, faz parte do segundo processo da pesquisa de linguagem dos artistas tendo como um dos resultados a confluência do popular e do erudito em termos de histórico e vivência, colocando a dança popular em planos e apoios variados. Como método para criação do espetáculo foi utilizado a colagem. Este espetáculo foi criado em 2004 especialmente para o Festival Cultura Inglesa de 2005.

 ENG Other Forms

With his 1956 collage titled ‘Just What Is It that Makes Today’s Homes So Different, So Appealing’, Richard Hamilton catalysed the general climate of uneasiness that could be felt in the art landscape of the post-war period, and laid the foundations of Pop Art. By referring to consumer society as his main source of artistic inspiration, Hamilton proposed that works of art should be ‘popular, transient, expendable, low-cost, mass-produced, young, witty, sexy, gimmicky, glamorous, and Big Business’. By doing so, he ascribed intellectual value to the form of artistic expression that revolutionised the second half of the 20th century. Pop Art, which draws its energy from the mass-reproduced images of communication media, is fused in this performance with the genuine expression of Brazilian popular culture. This unexpected merge is courtesy of dancer/choreographers Ângelo Madureira, ex-director and choreographer of the Balé Popular do Recife, and Ana Catarina Vieira, a classical ballet dancer and ex-member of the Cisne Negro Company, both founders of the Brasílica Music and Dance School. In this performance, the twosome establishes a parallel between Hamilton’s works and the search for new forms of popular dance. Collage was the main source of inspiration behind the performance. The soundtrack was also based on the principle of collage, and incorporates the testimony of Mestre Nascimento do Passo, taken from a book by Goretti Rocha from 1988. Costume and light design also merged traditional and contemporary elements. The performers were bathed in light effects inspired by the many different settings created by Hamilton in his paintings and collages. This performance is linked to the second part of the artists’ research project and stems mainly from the confluence of high and low cultures.


Para o vídeo completo contatar: [email protected]
For the full video please contact / Pour la vidéo complète s’il vous plaît contacter: [email protected]

Direção, criação, coreografia, pesquisa de linguagem, trilha sonora e interpretação: Ângelo Madureira e Ana Catarina Vieira ¦ Iluminação: Juliana Augusta Vieira ¦ Figurinos: Gustavo Silvestre ¦ Edição, mixagem e gravação da trilha: Felipe Klawa ¦ Depoimento durante a trilhaMestre Nascimento do Passo no livro -Danças Populares como Espetáculo Público no Recife de 1970 a 1988 de Maria Goretti Rocha de Oliveira ¦ Vozes: Ângelo Madureira –Português e Ana Catarina Vieira –Inglês ¦ Músicas – Outras Formas: Morte do Cisne – Camille Saint- Saens, Madeira que Cupim não Roi- Cabiba